Para isso, são documentados todos os procedimentos usados no planejamento e na utilização dos recursos informatizados da empresa, para que seja possível manter a qualidade e a segurança, e também os métodos padronizados.
Para que a Auditoria de Sistemas possa ser realizada, são estabelecidas metodologias e procedimentos que devem ser observados e seguidos por todas as pessoas que operam, e também por todos responsáveis pelo sistema e equipamentos de TI na empresa.
Por meio do processo de auditoria, os profissionais capacitados analisam toda a estrutura computacional da organização. E conseguem encontrar as possíveis falhas e fraudes que possam haver nos sistemas.
O objetivo da Auditoria de Sistemas tem metas a serem alcançadas. Elas poderão se enquadrar em algum dos itens citados abaixo:
1 - Fase inicial do projeto;
2 - Abordagem e gerenciamento de projeto;
3 - Recursos do projeto;
4 - Planejamento de projeto integrado;
5 - Gerenciamento de riscos do projeto;
6 - Relatórios de avaliação e monitoramento de desempenho do projeto;
7 - Planejamento da qualidade do projeto;
8 - Conclusão do projeto,
9 - E muito mais...
A Auditoria de Sistemas e o controle da tecnologia da informação nunca se fizeram tão necessários. É preciso estar sempre acompanhando os processos para garantir a qualidade e, principalmente, a segurança dos processos da empresa.
Embora existam inúmeros métodos para realizar a Auditoria de Sistemas, ainda assim ela conta com 4 etapas básicas. São elas: planejamento, execução, o plano de ação e o relatório contendo os resultados.
Concluída a Auditoria, todas as falhas encontradas são corrigidas, e são apresentadas melhorias. Além do mais, o gestor terá a garantia de segurança dos dados e a garantia de que os serviços de TI serão executados com qualidade. A confiabilidade do sistema de informação também é verificada.
Nenhum comentário
Postar um comentário